A Arte da Guerra é um o tratado militar mais antigo do mundo. Entretanto, a obra permanece muito relevante para os dias de hoje. Sun Tzu, um grande general chinês, escreveu este livro há mais de 2.500 anos. Porém, a parte mais interessante é perceber que, apesar de ser um livro aparentemente sobre batalhas, ele nos ensina como vencer na vida e nos negócios.
Pois é! A Arte da Guerra, repleto de táticas de guerra, é um verdadeiro guia sobre como nos portar na vida e suportar adversidades. É extraordinário ver que Sun Tzu foi capaz de pensar nisso há séculos atrás. Aliás, o general chinês não apenas teorizou sobre o assunto, porque o livro nos mostra diversos exércitos que colocaram suas ideias em práticas e, de fato, saíram vitoriosos
Neste artigo você vai aprender algumas das principais estratégias que Sun Tzu ensina. E o melhor de tudo, você descobrirá como aplicá-las no seu cotidiano. Dessa forma, você definitivamente se tornará uma pessoa mais estratégica, mais consciente e preparada para encarar qualquer desafio que possa surgir. Portanto, vamos direto ao que interessa!
A sabedoria de Sun Tzu e como o livro surgiu
Sun Tzu, grande general, era obecado por estratégias de combate. Entretanto, é preciso entender que em seu tempo, 2500 anos atrás, as guerras eram completamente desorganizadas. Pouco se entendia sobre equipamentos, terrenos mais propícios para o enfrentamento, organização do grupo, liderança, etc. Portanto, o general se debruçou profundamente sobre o assunto e se tornou um expert em batalhas.
Podemos dizer, portanto, que Sun Tzu é o pai das estratégias de batalha. Ou seja, foi ele quem estudou sobre o assunto e decidiu anotar suas observações. Aliás, é justamente essa coletânea de análises e teorias que hoje nós chamamos de A Arte da Guerra. Só que, curiosamente, percebeu-se que as estratégias de Sun Tzu são extremamente úteis para as nossas vidas, e não apenas para batalhas. É por isso que muitas pessoas no mundo dos negócios aplicam os ensinamentos dessa obra em suas vidas.
A sabedoria de Sun Tzu é extraordinária. Afinal de contas, se engana quem pensa que esse livro incentiva o combate. Muito pelo contrário, o general chinês é enfático em dizer que a guerra é sempre a última e pior alternativa. Sendo assim, os leitores se deparam com um conteúdo muito profundo sobre a vida e sobre como vencer as dificuldades que todos nós enfrentamentos no dia a dia. Quanta sabedoria, não é mesmo?
Como os princípios de A Arte da Guerra podem ser aplicados à vida moderna e nos negócios
A Arte da Guerra explica e estuda profundamente os fundamentos da guerra e a sua aplicabilidade em várias circunstâncias. Sun Tzu acreditava que o conhecimento de estratégias e o entendimento de suas principais regras traziam muitos benefícios para qualquer campo de disputa, independentemente do seu contexto. Os ensinamentos de A Arte da Guerra têm sido amplamente estudados em empresas de todos os tamanhos, desde pequenas empresas familiares até grandes empresas multinacionais.
Uma das ideias principais de Sun Tzu é que sucesso na guerra significa resolver tudo da maneira mais rápida e objetiva possível. Afinal de contas, quanto tempo nós gastamos pensando e nos torturando com assuntos que exigem ação? Portanto, apesar do general defender que é obrigatório ter uma boa estratégia, ele também defende o fato de que é preciso agir o quanto antes. Isso porque uma batalha é sempre ruim para os dois lados. Sendo assim, nada de demorar. Reflita objetivamente, prepare-se e faça a sua parte o quanto antes.
Além disso, outro conceito que é importantíssimo para vencer na vida e nos negócios é o seguinte: a verdadeira força está na união. Ou seja, em A Arte da Guerra percebemos que muitas pessoas é menos relevante do que ter poucas, mas com um propósito claro e bem definido. Ou seja, jamais pense que você está em qualquer tipo de desvantagem, porque o que realmente importa é o se você sabe o que rpecisa ser feito. E claro, jamais deixe de se preocupar com as estratégias. Afinal de contas, são elas que te levarão a alcançar seus objetivos.
Ficou interessado em ler A Arte da Guerra?
A Arte da Guerra é definitivamente uma leitura obrigatória. Principalmente para pessoas que buscam autodesenvolvimento e que querem se tornar mais preparadas para enfrentar as adversidades da vida. Portanto, não deixe de se aprofundar no assunto. Afinal de contas, o livro é composto por 13 capítulos, no qual, em cada um é analisado minuciosamente estratégias de combate.
Então, se você quer aplicar logo esses conceitos na sua vida e obter resultados o quanto antes, não deixe de ler o livro. A obra, por ser muito famosa, contém inúmeras edições. Portanto, vale a pena adquirir e conferir essa obra. Todos os leitores de A Arte da Guerra o consideram livro de cabeceira, tamanha a sua importância para vencer na vida.
Você se interessa pela psicologia do ser humano e o que nos leva a cometer atos extraordinários e terríveis ao mesmo tempo? Então, você não pode perder a nossa matéria sobre Crime e Castigo de Dostoiévski. O escritor russo é considerado por muitos um dos maiores entendedores da mente humana. Portanto, clique aqui e confira!