O Poderoso Chefão é uma trilogia que mudou a história do cinema pra sempre. A obra lançou atores como Al Pacino, Robert De Niro, Robert Duvall, etc. Ou seja, todos considerados grandes nomes na arte da interpertação nos dias atuais. Além disso, ela resgatou a carreira do gênio Marlon Brando que, inclusive, recusou o Oscar de Melhor Ator.
Don Vito Corleone (Marlon Brando) é um dos personagens mais icônicos do cinema. Sua história, que foi contada no livro de Mario Puzo e adaptada para as telas por Francis Ford Coppola, é conhecida por milhões de pessoas em todo o mundo. Mas quem era o homem por trás da máfia italiana?
Nesta história, vamos explorar a vida de Don Vito Corleone, desde sua infância na Sicília até sua ascensão ao topo da máfia americana. Você vai descobrir como ele se tornou o líder temido e respeitado que é conhecido hoje em dia, e quais foram as escolhas que o levaram a esse destino.
A História Do Homem Por Trás Da Máfia Italiana
Não é nenhum segredo que, desde o início da civilização, a máfia italiana tem sido um dos principais grupos criminosos do mundo. A história do Poderoso Chefão, portanto, é o relato da vida do homem por trás da máfia italiana, com todos os seus esquemas e trapaças.
O Poderoso Chefão nasceu em Palermo, na Sicília, em 1867. Seu verdadeiro nome era Vito Corleone. Aos dez anos de idade, Vito já era um ladrão experiente. Aos vinte anos, ele se mudou para Nova York, onde se tornou o líder da máfia italiana.
Vito Corleone foi um dos homens mais ricos e poderosos da América do século XX. Sua fortuna era estimada em cerca de US$ 1 bilhão. Ele possuía uma rede de crimes que incluía extorsão, jogo ilegal, contrabando e prostituição. Além disso, ele era o principal fornecedor de drogas da cidade de Nova York.
A Família Corleone: Um Clã Mafioso No Topo Da Cadeia Alimentar
Don Vito Corleone é o patriarca da família Corleone, uma das mais poderosas famílias mafiosas da América. Ele é um homem respeitado e temido por todos os que o conhecem, mas também é um homem bondoso e justo. Sua esposa, Carmela, e seus filhos, Sonny, Fredo e Connie, são a base da família. Tudo o que Vito faz é para proteger sua família e manter seu poder.
A família Corleone está no topo da cadeia alimentar porque Vito é um dos homens mais poderosos da América. Ele tem influência sobre políticos, empresários e outros gangsters. Tudo o que Vito faz é para beneficiar sua família. Ele não hesita em usar seu poder para ajudar aqueles que ele ama.
Um ponto central que dita as ações e decisões da família Corleone é a troca de favores. Ou seja, eles estão dispostos a fazer seja lá o que for para melhorar a vida daqueles que necessitam. Entretanto, é melhor que a pessoa compreenda que isso significa que ela tem um débito com a família. Portanto, em algum momento, ele terá que ser pago.
O Poderoso Chefão: O Filme Que Mudou A História do Cinema
O Poderoso Chefão, lançado em 1972, é considerado um dos filmes mais influentes de todos os tempos. Dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Marlon Brando, o filme segue a história de um chefe da Máfia Italiana e seus capangas.
O Poderoso Chefão marcou uma mudança significativa no cinema, trazendo uma nova abordagem para a história do gênero gangster. Enquanto outros filmes de Máfia haviam sido feitos antes, nenhum havia explorado tão profundamente a psicologia dos personagens ou o mundo das famílias mafiosas. Além disso, o filme apresentou um elenco eclético de atores italianos e americanos, o que também era inédito na época.
O Poderoso Chefão foi um sucesso de crítica e público, arrecadando US$ 135 milhões nas bilheterias mundiais e sendo indicado a três Oscars (vencendo dois). O filme ainda é amplamente reverenciado hoje em dia, tendo sido classificado como o 11º melhor filme de todos os tempos pelos críticos da revista Sight & Sound.
Se você se interessa por grandes filmes, não perca a oportunidade de conferir o nosso artigo sobre O Clube da Luta. Clique aqui e veja.